Compartilhando a "Mini - Palestra" do 7º Encontro

imagem google




LUZ E SOMBRA

Por Davi Fonsi

O mundo material é dual com tudo que nele existe, inclusive o homem. A Dualidade é uma característica da matéria, o quente e o frio, o forte e o fraco, o alto e o baixo etc. O homem se encontra no centro do jogo polar, entre o ser e o não ser, entre a vida e a morte, entre o bem e o mal e assim por diante. O homem transita entre estes extremos constantemente e por vezes não se da conta disto. Por questões históricas, religiosas e sociais sempre fomos ensinados a ter vergonha do nosso lado sombra e a reprimi-lo. Nós estamos constantemente reprimindo tudo aquilo que achamos que é sombra, temos vergonha de ser taxados de invejosos, gananciosos, mentirosos etc. Mas gostamos de ser vistos como generosos, bondosos, benevolentes entre outras virtudes.

Negar a nossa sombra é gerar conflito, conflito gera resistência e resistência gera dor, uma parcela  do nosso sofrimento vem da negação de parte do nosso ser. Se nós reconhecemos a coragem é por que já experimentamos o medo, a honestidade é por que já experimentamos a falsidade, a esperança é por que já experimentamos a desolação. Temos que ter a consciência que os extremos fazem parte de algo da mesma natureza. Os sentimentos possuem nuanças que variam de um extremo ao outro, ex: do amor ao ódio, da generosidade ao egoísmo, da alegria a tristeza, do entusiasmo a apatia etc. Não temos como cortar um dos extremos, são estados de uma mesma coisa, veja a água que num dos extremos se encontra no estado gasoso e no outro no solido, nem por isto deixou de ser água. 

Da mesma forma acorre com os nossos sentimentos, isto não significa, que tenhamos que viver oscilando entre os extremos, cada qual escolhe o estado que deseja conviver com cada um dos seus sentimentos, e isto esta ligado diretamente a forma como as pessoas se relacionam com o mundo a sua volta.

O Apostolo Paulo disse em uma de suas cartas, faço todo o mal que não desejo e não consigo fazer todo bem o que aspiro. Reconhecer o mal que fazemos e as nossas qualidades negativas já é um grande passo para nossa evolução, todos nós em algum momento da vida manifestamos qualidades negativas como, mentira, violência, vingança, inconsequência, covardia, insegurança, sadismo, injustiça, preconceito, tolice entre outros, mas também manifestamos boas qualidades como verdade, mansidão, perdão, responsabilidade, coragem, confiança, benevolência, justiça, imparcialidade, sabedoria etc.

Se temos tanto os bons como maus sentimentos e qualidades, deve existir um propósito para tudo isto. Na verdade existe, o propósito de tudo que existe é para a manutenção da vida e da nossa evolução, nada nos foi dado ou atribuído sem uma razão. Se um homem está numa floresta e, se vê atacado por uma fera, ele precisará se defender para salvar a sua vida a raiva, a coragem, a violência e o medo são sentimentos necessários para enfrentar ou correr da fera. Neste contexto emocional o corpo produzirá grandes quantidades de adrenalina que lhe dará forças para se livrar do perigo.

Se não fossemos ambiciosos não possuiríamos e nem criaríamos tantas coisas uteis para a nossa vida, nos contentaríamos com o mínimo suficiente para a sobrevivência, a exemplo de todos os animais irracionais. No entanto o homem dotado de razão, emoção e espírito é uma criatura capaz de criar e evoluir, para tanto precisa dos sentimentos e qualidades positivas e negativas, dos quais estou considerado como luz e a sombra neste texto.

Então se tudo é necessário, onde residem os problemas? Os problemas residem em como utilizamos nossos sentimentos e qualidades de luz e sombra para se relacionar com o mundo e conseguir o que precisamos. Podemos utilizá-los tanto para criar ou destruir, para o bem ou para o mal. O mal não se encontra na sombra nem o bem na luz, e sim na forma como os utilizamos.

A Luz iluminando a Sombra:

1-      Por vezes sentimos inveja de um colega que conseguiu adquirir um determinado bem ou posição social, até ai nada de errado. Esta inveja quando iluminamos com o nosso lado luz, nos fará crescer tendo como exemplo este colega. Como? O bem desejado é o objetivo, a inveja é o que impulsiona o atingimento do objetivo, a luz representada pelos nossos talentos, inteligência, perseverança e esforço são os meios pelos quais utilizaremos para atingir o objetivo.

2-      A ambição é um sentimento muito útil para o nosso crescimento, nos motiva a alcançar objetivos e a nos desenvolver, é por causa da ambição que estudamos para alcançar uma posição de maior destaque na sociedade, adquirir bens e buscar ter conforto etc. Ela por si só nada faz, mas quando iluminada com esforço, honestidade, inteligência e conhecimento nos permite a evolução e o progresso.

Sombra e Sombra: Tomando os exemplos já utilizados, o mal da inveja reside quando utilizamos deste sentimento para prejudicar a pessoa invejada, neste caso somamos ao sentimento da inveja o perjúrio e critica destrutiva desmerecendo o seu sucesso, lançando e pondo em dúvida quanto aos meios pelos quais foram utilizados para alcançar tal sucesso. Já a ambição se torna malévola quando somada a ganancia, corrupção e mentiras como meio para enriquecimento e alcance de objetivo.

Assim podemos observar que todos os sentimentos e qualidades que possuímos a despeito de serem da Luz ou da Sombra são necessários para a nossa vida e evolução. E deverão ser utilizados em conjunto gerando sinergia com a intenção de se alcançar resultados positivos, altruístas, evolutivos, criativos etc. Os resultados alcançados, além de trazer benefícios para quem os gerou, trarão também, por consequência para aqueles que estão a sua volta.

Exercício: Segue uma vasta lista de sentimentos, cujo objetivo é para cada um meditar como os sentimentos estão presentes em sua vida e como você os utilizam para alcançar seus objetivos pessoais, nos campos afetivos, profissionais, familiares, relações interpessoais e como são utilizados para reagir aos eventos externos. Verifique e em que circunstâncias eles se manifestam em sua vida e como são suas reações quando tomado por eles.

À medida que vamos passando por cada um deles vamos perceber que em algum momento de nossas vidas já os sentimos, tanto os de luz quanto os de sombra e muitas vezes sentimos uma série deles simultaneamente.


         LUZ                          SOMBRA                        


Aceitação              Rejeição                                      
Bondade                Maldade                                                                                     
Calma                    Agitado
Capacidade           Inabilidade
                                                                                
Afeição                 Aversão
Afirmação             Negação
Paz                       Agonia
Brandura              Agressividade

Alegria                 Tristeza
Lucidez                Alienação
Deleite                 Amargura
Ambição              Desinteresse

Amor                   Ódio
Jubilo                   Angústia
Paciência             Ansiedade
Simpatia              Antipatia
Otimismo            Apatia
Desapego           Apego
Impenitência       Arrependimento
Humildade          Arrogância

Fé                      Descrença
Felicidade          Infelicidade
Lucidez              Loucura
Pudor                 Luxúria

Perdão              Vingança


Agora que sabemos que temos todos estes sentimentos e qualidades, devemos tomar como nosso e ver o presente que existe em cada sentimento e qualidade e como tudo isto pode ser utilizado ao nosso favor nos tornando pessoas mais sábias, seguras, responsáveis, felizes  e prosperas.

Com certeza precisaremos enfrentar o ego e nossos medos para admitir a existência da própria sombra e exaltação da luz que por vezes ainda se encontra em estado latente.

Não importa como você se sentirá quando estiver fazendo o reconhecimento de sua sombra e luz, o importante deste processo de resgate é reconhecer em si o que está escondido atrás do véu do ego. O importante é a mensagem que fica para o universo e para si mesma, de que você esta caminhando rumo a se tornar um ser completo.
  
Estrutura da Luz e Sombra
Tal qual o artista precisa jogar com as nuanças entre a luz e a sombra para revelar sua obra, sendo está parte do acabamento mais importante, não dá para você imaginar uma obra finalizado se este não tiver luz e sombra.

Antes de reconhecer a luz e as sombras, você precisa treinar seu mental e emocional para enxergar com olhos de um artista, que imagina a abra sem que ela exista.

Os valores são os diferentes tonalidades entre a luz e a sombra, que usamos para traduzir em nossas atitudes criando uma realidade, a partir de como serão dosados cada sentimento que compõem a tela das nossas ações e reações.

Se a obra for iluminada por todos os lados ou se tiver sombra por todos os lados, ele não se revela.

Então é necessário determinar a fonte de luz que irá iluminar a obra, iniciando assim as formas do mesmo, a texturização vem com a escolha dos lados que a obra não recebera luz ou apenas parte dela, desta combinação teremos o volume e a obra se revela.